5 exemplos de processos que podem ser automatizados com o RPA

A constante demanda do mercado para aumentar a eficiência e reduzir os custos, faz com que muitas organizações recorram à automação de processos com RPA como solução.

Essa ferramenta é capaz de assumir tarefas repetitivas, liberando a força de trabalho humana para se concentrar em outras atividades. Mas não basta apenas comprar uma solução de automação – é preciso saber o que automatizar.

Mas você sabe quais são as operações que tendem a ser adequadas para esse tipo de automação? Abaixo, daremos alguns exemplos desses processos que podem ser automatizados com o RPA.

1. Compras

A maioria das empresas possui um departamento de compras centralizado com processos padronizados para a organização, mas mesmo assim os processos nem sempre são controlados.

O processo costuma ser uma mistura de etapas manuais e sistemas eletrônicos envolvendo várias etapas para concluir apenas um pedido, o que abre a possibilidade de acontecer diversos desvios.

Desde o gerenciamento de um fornecedor, contratação, processo de pedido de compra, recebimento de mercadorias até pagamentos, o RPA pode agilizar efetivamente o processo, permitindo mais precisão, consistência e maior produtividade.

2. Processamento de fatura

O envio e recebimento de faturas é uma das operações básicas de todas as organizações, independentemente do setor ou do tamanho do negócio. O RPA pode ser personalizado e configurado para processar faturas automaticamente quando elas forem recebidas.

Dessa forma, você pode fazer com que a ferramenta automatize os dados, reconcilie os erros e tome certas decisões que são necessárias ao longo do processamento da fatura. Isso reduzirá a necessidade de esforço humano e simplificará o acompanhamento de todas as faturas.

3. Pedidos de vendas

As operações de vendas geralmente incluem tarefas repetidas, como entradas de dados nos sistemas. O RPA pode ser usado para realizar essas atividades e automatizar trabalhos como entrada de pedidos de vendas e faturamento.

Na solução de RPA da Akiva, para que a tarefa seja executada, basta definir as regras de funcionamento da ferramenta. Os bots são capazes de simular atendentes humanos de forma inteligente, personalizada e bem mais rápida e eficiente.

Tomemos como exemplo um cliente de Telecom. Na operação deles, um sistema de RPA foi implementado desde o início da operação – quando um consumidor entra em contato com a empresa para abrir uma conta e adquirir um chip.

O robô liga para o cliente e, após receber as respostas positivas que precisa, faz login no sistema da operadora, realiza todo o input de informações e gera uma mensagem para o front indicando o processamento com sucesso, ou não, da ativação.

Essa automação permitiu que essa empresa reduzisse uma operação com 300 posições para seis pessoas, além de aumentar exponencialmente a velocidade das atividades. No caso dessa empresa, o robô realiza os inputs por 24 horas, o que resulta em mais de três mil cadastros por dia.

4. Consultas de dados

As ferramentas de RPA podem ser usadas para reestruturar a integração de dados entre diferentes aplicativos e portais, o que proporcionará acesso rápido às informações solicitadas pelos funcionários para diferentes tarefas.

Além disso, o RPA também pode ajudar a fornecer dados dos servidores na rede executando uma consulta específica e extraindo dados para o painel de saída.

5. Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente tem vários processos baseados em regras que podem ser automatizados com o RPA. Além de classificar e filtrar as demandas, os bots de RPA podem oferecer respostas às dúvidas mais simples, permitindo com que os atendentes humanos estejam disponíveis para lidar com as mais complexas.

 

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