Como transformar o atendimento com agente digital por voz

Com a constante busca por mais qualidade no atendimento ao cliente, foram criadas diversas ferramentas que ajudam a aumentar a velocidade dos atendimentos e melhorar a eficiência das equipes. Uma dessas ferramentas é o agente digital, que automatiza os diálogos com o cliente via telefone, chat, sitee outros meios de contato.

O que é um agente digital?

Provido de inteligência artificial, o agente digital é um robô que consegue manter conversas com o cliente, sendo capaz de oferecer um atendimento personalizado. Ele é programado para atender solicitações dos clientes nos diferentes canais da empresa e utiliza um dicionário semântico e mapas mentais para fazer a interpretação das frases. Assim, ele consegue ajustar sua linguagem de acordo com o perfil do cliente, entender suas necessidades e criar diálogos cada vez mais eficientes a cada nova interação.

O agente digital utiliza a tecnologia para entender a necessidade do consumidor, responder perguntas, realizar sistemas de cobranças, lembrar datas de vencimento de acordos negociados e fornecer informações sobre produtos. Além disso, resolve questões cotidianas, realiza a triagem do motivo do contato e transfere para o atendente humano melhorando o desempenho e redução de custos na operação.

Transformando o atendimento com agente virtual por voz

Os agentes digitais podem ser usados em diferentes canais, como chatbot do Facebook, atendimento WhatsApp, Telegram, Skype e outros. Todos utilizam inteligência de dados para aumentar a qualidade dos contatos e proporcionar mais satisfação aos clientes. Mas agora vamos falar sobre o canal preferido da maioria dos clientes: o telefone.

Um dos diferenciais desta tecnologia é o reconhecimento de voz, que torna possível para os agentes digitais atenderem um grande número de clientes simultaneamente no call center, por exemplo. Além de identificar as perguntas e respostas de clientes, eles são capazes de resolver problemas pré-programados nos mais variados meios de contato, entendendo as questões do cliente e o orientando a uma resolução, ou então, o encaminhando a um atendimento humano sempre que necessário.

Hoje em dia, é possível ter agentes digitais até mesmo com sotaques diferentes, que entendem e respondem com propriedade, resultando numa experiência inovadora e bem-sucedida para o consumidor. Não é demais?

E eles trazem diversas vantagens para o negócio como a alta capacidade de atendimento. Afinal, os agentes virtuais têm capacidade para atender muitos clientes simultaneamente e resolver problemas mais simples, deixando mais tempo disponível para os atendentes humanos  tratarem questões mais complexas e que demandam de mais atenção.

Além disso, a característica de reconhecimento de voz permite que o agente virtual consiga manter uma conversa direta com o cliente. Como é baseado em inteligência artificial, ele tem a capacidade de interpretar a fala do cliente e conduzi-lo a uma conversa conclusiva.

Para finalizar, não podíamos deixar de falar sobre os contatos inteligentes. A inteligência artificial ajuda a criar contatos mais habilidosos, que são aprimorados ao longo do tempo. A tecnologia utiliza dados para aprender mais sobre o perfil do cliente e aumentar seu repertório, ocasionando um refinamento nas soluções.

Por tudo isso, o agente digital é capaz de oferecer uma experiência do cliente inovadora e, com isso, aumentar a satisfação deles com a sua empresa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *