O que irá aprender com este case
- Como reduzimos TMT de tratamento da ocorrência em 33%;
- Como eliminamos os erros de execução;
- Como o mapeamento da jornada do cliente foi importante;
- Como geramos um saving de aproximadamente R$60 mil mês para o cliente;
Cenário
Nosso cliente Claro, uma gigante do setor de Telecomunicações, possuía uma operação de Back Office destinado fazer atualizações/liberações de cadastro de rede. Uma atividade que envolve vários processos e sistemas diversos, sendo que, a falta de ajuste impacta em perda de receita e custos desnecessários.
Problema
Era um trabalho totalmente manual que pela oscilação de volume gerava backlog, atrasos e erros de execução.
Oportunidade Identificada
Fazendo o mapeamento da jornada do cliente e entendendo como a operação funcionava identificando os pontos fortes e os pontos de melhoria foi identificado que seria possível criar uma automação que atuasse em 3 áreas do processo.
- Coleta de dados
- Análise e tomada de decisão
- Execução nas ferramentas
Assim buscaríamos os ganhos abaixo:
- Redução do SLA de tratamento
- Redução de erros de cadastro
- Redução de custos
Solução Apresentada
Identificado que o maior ganho no menor tempo seria a EXECUÇÃO NAS FERRAMENTAS, criamos uma automação em RPA (RoboticProcess Automation) que utiliza as ferramentas do cliente e realiza ~30% da tarefa do operador, assim conseguindo reduzir o custo da operação, eliminando a possibilidade de falha humana nesse processo e conseguindo escalar rapidamente a capacidade de tratamento.
E foi assim que a AKIVA:
- Gerou um saving de R$60 MIL mês para o cliente (Redução de Custos);
- Eliminou os erros de execução (Melhora na Qualidade);
- Reduziu o TMT de tratamento em 33% (Ganho de Produtividade);
- O Lead time de tratamento reduziu pela metade (Respostas mais rápidas para o cliente final).