Omnichannel: Estratégia que te faz vender mais
O perfil do consumidor vem mudando muito nos últimos anos. Com o avanço do digital, cada vez mais, as pessoas demandam por serviços inovadores e que atendam suas expectativas, não é mesmo?
Por isso, a estratégia omnichannel tornou-se tão importante no mercado de vendas. Afinal, além de trazer mais comodidade ao consumidor no momento da venda, a integração de canais proporciona uma experiência completa e unificada em toda a jornada do cliente – que pode iniciar seu atendimento em uma plataforma online e concluí-la em uma off-line.
São muito comuns, por exemplo, casos em que clientes compram pela internet e retiram os produtos em uma loja física mais perto de sua casa, reduzindo custos com frete e tempo de espera na entrega.
Um estudo recente identificou que o volume de brasileiros que começaram a comprar de forma híbrida — ou seja, integrando o on e o off —, já alcança cerca de 60%. Sendo que 16% afirmam comprarem online pela primeira vez a partir de 2020. Evidentemente, esses números são reflexos da pandemia de Covid-19.
Melhorar a experiência do cliente e vender mais
A verdade é que a adoção de uma solução omnichannel pode ajudar o setor a melhorar seus resultados em vendas, além de ampliar o atendimento ao cliente em todos os pontos de contato, tornando a comunicação mais fluida.
Muito além de alcançar um número maior de pessoas, a estratégia tem como objetivo identificar em quais canais de venda o seu público-alvo está prestando atenção e, a partir disso, criar ações que o impactem. Aumentando, assim, as conversões de leads e ampliando as possibilidades de crescimento da marca.
O fato é que, assim como o digital, o omnichannel veio para ficar. Em uma sociedade altamente conectada, utilizar apenas um canal de vendas é uma estratégia pouco eficaz e que já não faz mais sentido na atualidade, em que existe uma multiplicidade de canais.
O varejo já entendeu que é necessário expandir sua atuação para além do espaço físico – e está fazendo isso!
A construção de uma plataforma de e-commerce, bem como um canal de atendimento e envio de ofertas no WhatsApp são alguns exemplos do que pode ser feito para potencializar a oferta de serviços.
Lembrando que a integração de todos eles é essencial para sucesso da estratégia e somente uma solução omnichannel consegue fazer isso.
Seja para varejistas que planejam construir uma plataforma de vendas online ou mesmo para lojas que já contam com vários canais de vendas, a estratégia omnichannel é fundamental para potencializar os resultados do seu negócio.
É extremamente importante para as empresas e marcas oferecerem uma experiência consistente e adaptável às necessidades dos consumidores. E é justamente essa liberdade de escolher onde, quando e como comprar que impulsiona as vendas dos negócios e aumenta a taxa de fidelização dos clientes.
A Akiva tem a solução de omnichannel mais completa do mercado que integra até 8 canais diferentes. Além disso, está em conformidade com as novas normas da Anatel. Está esperando o que para conhecer? Acesse nosso site e fale com um de nossos consultores!
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