As melhores práticas para uma cobrança amigável e efetiva
Uma das situações difíceis vivenciadas pela equipe de atendimento é a inadimplência e a verdade é que muitas empresas não sabem ainda como cobrar um cliente de forma adequada.
Esse é um problema que atinge os diversos segmentos de negócios e organizações de todos os portes, sobretudo as que trabalham com vendas a prazo.
Agora – se coloque no lugar do seu cliente: Você se esqueceu de pagar uma conta ou está passando por dificuldades financeiras. Como você gostaria de ser abordado? Com uma ligação de um atendente sobre a dívida em aberto? Aposto que não.
Além das dicas básicas e prioritárias como preparar bem a equipe, respeitar o cliente, usar o tom de voz correto e estar aberto a negociações, é preciso destacar um ponto muito importante: entender o canal e a forma com que é feito esse contato com o cliente inadimplente.
Muitas pessoas podem se sentir constrangidas se o primeiro contato de uma cobrança for feito por um ser humano. Isso é super compreensivo, certo? Por isso, implementar canais automatizados pode ser uma excelente forma de cobrar os seus clientes sem constrangê-los.
Escolha bem seus canais de comunicação e use a tecnologia a seu favor
Pense em uma ligação de voz feita por um robô comunicando o atraso de um pagamento. Mais sutil, não é mesmo? Ou então um e-mail informando sobre as dívidas em aberto. Um chatbot que manda opções de renegociação de dívidas através do WhatsApp, ou até mesmo o envio de segunda via de boletos via SMS.
Existem diversas formas de realizar uma cobrança mais amigável, menos invasiva e, claro, com maior chance de sucesso.
O uso de bots no WhatsApp tem sido uma das soluções mais eficientes dos últimos tempos, não só com relação a cobranças, mas no relacionamento com o cliente de maneira geral. Ele mantém as vantagens e supera as limitações do SMS com relação aos recursos textuais e vai além, possibilitando o envio de imagens, áudios e vídeos.
Realizar cobranças pelo WhatsApp é uma das opções mais eficazes porque combina a instantaneidade com a informalidade do aplicativo e possibilita a interação de maneira amigável.
Importante também lembrar que, independente do canal de comunicação escolhido, todas as mensagens precisam ser claras e objetivas, convidando o seu cliente para a ação.
Aproveite também cada uma dessas interações para dar opções adicionais de atendimento. Por exemplo, se estiver comunicando um débito em aberto, aproveite para dar opções como, falar com um atendente sobre assuntos financeiros, pedidos de segunda via de boletos, opções de renegociação de dívidas e ativação de lembretes de pagamento.
O fato é que para realizar e ter controle sobre as cobranças é sempre uma ótima opção usar soluções automatizadas. Esses recursos normalmente são configuráveis e personalizáveis, enviando cobranças automáticas, emitindo boletos e controlando os prazos.
Usando essas dicas, você vai conseguir melhorar suas cobranças e terá resultados mais positivos. Além disso, o relacionamento com seus clientes será ainda mais produtivo para o seu negócio.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se livre para contribuir!