Como funcionam os chatbots para cobrança
Trabalhar com cobrança está longe de ser uma tarefa fácil, não é mesmo? Mas utilizar ferramentas inovadoras como os chatbots pode ser uma ótima forma de lidar com esse assunto delicado. E precisamos concordar que a tecnologia, hoje, precisa estar em todas as etapas de interação entre empresas e clientes, mas sem perder a personalização.
Um chatbot é capaz de transformar o atendimento da sua empresa, deixando-o automático e inteligente. Ele vem se tornando uma grande alternativa tecnológica para as organizações poderem escalar o atendimento, mantendo a qualidade e reduzindo custos, afinal, essa ferramenta permite que você converse com seu cliente, em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras soluções digitais.
O chatbot pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial e ser integrado a diferentes tipos de canais de comunicação, como sistemas de cobrança, call center, atendimento por WhatsApp e outras soluções conversacionais, sites, lojas virtuais, entre outros.
Orquestração do chatbot
O chatbot funciona a partir de um fluxo estruturado, programado para entender as mensagens do usuário e resolver as diversas solicitações. A partir do primeiro envio feito pelo seu cliente, ele busca as soluções de forma simples e rápida. Há também chatbots com inteligência artificial, que aprendem as variações com o tempo e se desenvolvem com as interações.
Dependendo da tecnologia utilizada na construção do bot, ele pode funcionar com níveis diferentes de complexidade. O que vai definir isso, principalmente, é a configuração do fluxo de conversa da ferramenta, que geralmente está atrelada à capacidade de processamento, banco de dados e robustez de respostas.
Chatbots para cobrança
Realizar cobranças e responder as perguntas frequentes dos clientes são atividades que costumam demandar bastante esforço de atendentes treinados, tempo e, consequentemente, geram altos custos operacionais.
Quando o assunto é resolver pendências financeiras, exige-se do consumidor a interação com diversos setores da empresa para fazer consultas e possíveis negociações, resultando em uma experiência desgastante para ambos os lados.
O uso de um chatbot nesses casos proporciona versatilidade e praticidade no atendimento – que passa a ser full-time -, eficiência na análise de dados, maior aproveitamento das habilidades e do tempo dos colaboradores, além de uma cobrança feita de forma mais coerente e regular, deixando o consumidor menos desconfortável.
Os clientes ficam mais satisfeitos, tanto pelo fato de que serão respondidos mais rapidamente, quanto pela personalização do atendimento. Isso porque reduzir o volume de consultorias feitas necessariamente por atendentes humanos, diminui também a espera para sanar questões mais simples e qualifica os serviços mais complexos – que exigem uma atenção diferenciada.
Os chatbots para cobrança estão aptos a coletar as informações fornecidas pelo inadimplente e compreender as razões que o levaram ao não pagamento, viabilizando oportunidades de conciliação. Até porque, clientes inadimplentes se sentem menos pressionados e conseguem falar melhor sobre suas dívidas com robôs.
Essa ferramenta também possibilita a constante presença da empresa através do disparo automático em cadência de lembretes de pagamento e avisos de cobrança. Isso pode ser feito por intermédio de SMS, chatbot WhatsApp e por voz, e-mails e notificações num aplicativo específico.
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