Como ter um atendimento eficiente e centralizado no WhatsApp
O WhatsApp chegou ao mercado em 2009 e, rapidamente, se tornou um dos aplicativos mais baixados em todo mundo. A variedade de recursos — como áudio, texto, vídeo e gifs — contribuiu para que mais de dois bilhões de usuários passassem a utilizar o aplicativo quase que diariamente.
Não é difícil imaginar que esse número despertou o interesse das empresas, que logo passaram a oferecer atendimento via WhatsApp, não é mesmo?
As organizações têm utilizado o atendimento via WhatsApp como um canal para realizar vendas, enviar notificações, suporte e canais de dúvidas, qualificação de leads, tracking de pedidos, token de acesso e, por meio de plataformas de comunicação, é possível ainda criar fluxos conversacionais automatizados.
Mas, assim como qualquer estratégia de atendimento ao cliente, para garantir um atendimento por WhatsApp eficiente e centralizado, é importante definir estratégias e seguir algumas boas práticas.
Neste post, selecionamos algumas dicas para otimizar seu atendimento pelo WhatsApp. Confira!
1- Tenha um contato exclusivo para a empresa
Mesmo as menores empresas precisam ter um contato de WhatsApp exclusivo. Por isso, não utilize o número pessoal para atender clientes. Isso ajuda a manter o profissionalismo e delimitar horários de atendimento.
2- Garanta um atendimento ágil
Dentro do horário estabelecido, agilidade é essencial. Afinal, as pessoas esperam um atendimento praticamente instantâneo quando utilizam o WhatsApp.
Usar recursos como agentes digitais e chatbots podem ser uma boa solução para esses casos, já direcionando os usuários para os atendentes de acordo com suas necessidades.
3- Mantenha as informações do cliente centralizadas
Toda informação fornecida pelo cliente é importante. Portanto, se torna imprescindível ter uma solução para armazená-las e que permita um fácil acesso aos profissionais do atendimento.
Dessa forma, eles podem acessar esse banco de dados e encontrar informações relevantes sobre o cliente, que podem ser utilizadas para um atendimento mais personalizado, além de tornar a comunicação muito mais fácil, já que o cliente não precisa repetir informações desnecessariamente.
4- Acompanhe métricas e identifique oportunidades
Existem soluções que fornecem métricas e estatísticas referentes a seu perfil comercial na plataforma. Através delas, você pode identificar insights interessantes e relevantes ao seu negócio no WhatsApp.
Isso permite que você explore novas alternativas, faça testes e analise os resultados com mais facilidade.
5- Estabeleça um fluxo centralizado de atendimento com automatização
É fundamental entender qual será o processo de atendimento. Lembrando que, por ser uma plataforma de mensagens instantâneas, as respostas devem ser enviadas no tempo exigido.
Além de usar recursos que supram a demanda de mensagens e facilitem o contato com o cliente, como os chatbots – que são assistentes conversacionais desenvolvidos para interagir com pessoas por meio de um fluxo de conversas programadas – existem soluções que centralizam o atendimento.
Com elas é possível centralizar o atendimento da sua equipe utilizando um único número, ao mesmo tempo, por vários atendentes. E o melhor: de forma simples, humana e personalizada.
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