Os diferentes tipos de discador e o que é essencial para que ele funcione
A grande utilidade do discador preditivo é o melhor aproveitamento do tempo de cada agente ativo no call center. Em geral, com sua utilização, o operador passa mais tempo em chamadas do que em processos auxiliares, como a busca pelo contato, discagem e espera por resposta. Assim, é possível gerar mais retornos para a empresa.
Mas você sabe quais são os principais tipos de discador para distribuição de chamadas?
Existem alguns modelos de discagem automática e de distribuição de chamadas que estão no mercado junto ao discador preditivo. Os principais são:
Discador preview
Esse discador tem a interferência humana do agente, que deve definir se o contato do mailing pode ser realizado naquele momento.
Com um intervalo para a tomada de decisão, o operador pode optar por descartar o contato momentaneamente, o que pode ser feito em diversas situações — como ter falado com o cliente recentemente, ter identificado um número incorreto ou ter conferido no sistema de gestão que o horário não é apropriado.
Uma vez confirmada a qualidade do mailing, porém, o discador preview realiza toda a operação da discagem. Ainda que ofereça um grau de automação, esse modelo não executa previsões de cenários complexos, mas, em contrapartida, permite que o agente interfira no processo.
Discador progressivo
Também um modelo com funcionalidades menos complexas, o discador progressivo é capaz de identificar a disponibilidade de um operador e, somente depois disso, iniciar a discagem para o número seguinte do mailing.
Ele transfere ao operador somente as ligações válidas. Ou seja, identifica e descarta aquelas chamadas improdutivas.
Sua grande vantagem é que trabalha sempre dentro da capacidade de operação do call center, diferentemente do discador preditivo, que realiza discagens considerando previsões de disponibilidade dos atendentes.
Se tais previsões não estiverem bem parametrizadas, um monte de ligações poderá acontecer, prejudicando a qualidade do atendimento.
Discador overdialing
O overdialing, como sua tradução sugere, é a realização de duas ou mais chamadas a partir da identificação de disponibilidade de um operador. Nesse caso, a ligação primeira ligação válida identificada será transferida para o atendente.
Por motivos óbvios, essa solução tem sido substituída pelo discador preditivo, pois seus custos de telefonia são altos. Além disso, esse modelo pode afetar a experiência do cliente, que, se for preterido, ficará insatisfeito com a interrupção sem objetivo em sua rotina pessoal.
Cada modelo possui uma característica positiva, mas todos elas estão reunidos no discador preditivo, garantindo o aumento do talk time, otimizando o tempo dos agentes e, por consequência, melhorando os números da operação — seja de vendas ou fidelização.
O que é essencial para que um discador preditivo funcione?
Para que todos esses benefícios sejam verdadeiramente experimentados no call center, é preciso se atentar a alguns detalhes:
Contar com uma boa rede de contatos
Como todo o processo de ligação ocorre de forma autônoma, é preciso que o discador seja nutrido com uma boa rede de contatos. Se os contatos não estiverem bem organizados e corretos, de nada adiantará implementar esse sistema.
Ter operadores eficientes à disposição
Para alcançar bons resultados com o discador automático, é necessário ter operadores de call center bem treinados. Colaboradores eficientes e ágeis nas negociações têm mais facilidade para acompanhar o ritmo acelerado do discador.
Dessa forma, é mais provável que eles obtenham sucesso com as chamadas, encurtando o tempo sem perder a qualidade de atendimento durante as negociações.
Deixe uma resposta
Quer juntar-se a discussão?Sinta-se livre para contribuir!