Como transformar o atendimento com agente digital por voz
Com a constante busca por mais qualidade no atendimento ao cliente, foram criadas diversas ferramentas que ajudam a aumentar a velocidade dos atendimentos e melhorar a eficiência das equipes. Uma dessas ferramentas é o agente digital, que automatiza os diálogos com o cliente via telefone, chat, sitee outros meios de contato.
O que é um agente digital?
Provido de inteligência artificial, o agente digital é um robô que consegue manter conversas com o cliente, sendo capaz de oferecer um atendimento personalizado. Ele é programado para atender solicitações dos clientes nos diferentes canais da empresa e utiliza um dicionário semântico e mapas mentais para fazer a interpretação das frases. Assim, ele consegue ajustar sua linguagem de acordo com o perfil do cliente, entender suas necessidades e criar diálogos cada vez mais eficientes a cada nova interação.
O agente digital utiliza a tecnologia para entender a necessidade do consumidor, responder perguntas, realizar sistemas de cobranças, lembrar datas de vencimento de acordos negociados e fornecer informações sobre produtos. Além disso, resolve questões cotidianas, realiza a triagem do motivo do contato e transfere para o atendente humano melhorando o desempenho e redução de custos na operação.
Transformando o atendimento com agente virtual por voz
Os agentes digitais podem ser usados em diferentes canais, como chatbot do Facebook, atendimento WhatsApp, Telegram, Skype e outros. Todos utilizam inteligência de dados para aumentar a qualidade dos contatos e proporcionar mais satisfação aos clientes. Mas agora vamos falar sobre o canal preferido da maioria dos clientes: o telefone.
Um dos diferenciais desta tecnologia é o reconhecimento de voz, que torna possível para os agentes digitais atenderem um grande número de clientes simultaneamente no call center, por exemplo. Além de identificar as perguntas e respostas de clientes, eles são capazes de resolver problemas pré-programados nos mais variados meios de contato, entendendo as questões do cliente e o orientando a uma resolução, ou então, o encaminhando a um atendimento humano sempre que necessário.
Hoje em dia, é possível ter agentes digitais até mesmo com sotaques diferentes, que entendem e respondem com propriedade, resultando numa experiência inovadora e bem-sucedida para o consumidor. Não é demais?
E eles trazem diversas vantagens para o negócio como a alta capacidade de atendimento. Afinal, os agentes virtuais têm capacidade para atender muitos clientes simultaneamente e resolver problemas mais simples, deixando mais tempo disponível para os atendentes humanos tratarem questões mais complexas e que demandam de mais atenção.
Além disso, a característica de reconhecimento de voz permite que o agente virtual consiga manter uma conversa direta com o cliente. Como é baseado em inteligência artificial, ele tem a capacidade de interpretar a fala do cliente e conduzi-lo a uma conversa conclusiva.
Para finalizar, não podíamos deixar de falar sobre os contatos inteligentes. A inteligência artificial ajuda a criar contatos mais habilidosos, que são aprimorados ao longo do tempo. A tecnologia utiliza dados para aprender mais sobre o perfil do cliente e aumentar seu repertório, ocasionando um refinamento nas soluções.
Por tudo isso, o agente digital é capaz de oferecer uma experiência do cliente inovadora e, com isso, aumentar a satisfação deles com a sua empresa.
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