Chatbots: como utilizar para otimizar o atendimento ao cliente?
Você já acessou um site, conta comercial no Whatsapp ou uma página no Facebook cujo atendimento foi instantâneo, com respostas pré-formuladas e que rapidamente atenderam às suas necessidades? É certo que você foi atendido por um robô. Os chatbots nada mais são do que softwares que simulam o atendimento humano, otimizando o contato com o cliente.
Há quem imagine que por se tratar de um robô, as conversas são robotizadas e sem profundidade. Pelo contrário. Por utilizar inteligência artificial, os chatbots personalizam o atendimento, considerando o perfil de cada cliente.
Tal personalização ocorre através da própria interação com os clientes, onde o chatbot reúne respostas e coleciona novas informações a todo instante.
Você tem dúvidas sobre como utilizar os chatbots no atendimento? Acompanhe conosco e saiba como otimizar o seu relacionamento com os clientes.
Os chatbots oferecem mais agilidade no atendimento ao cliente
Em 100% das situações, o que o cliente mais deseja é ser atendido com agilidade. Um sistema de chatbots confere um atendimento rápido e instantâneo, acompanhado de qualidade.
No momento do atendimento, o sistema pode solucionar problemas imediatamente, abrir protocolos, responder dúvidas ou colher informações relevantes. Tais informações podem, ainda, ser utilizadas como meio de estudo do comportamento do cliente, possibilitando novas estratégias de venda, geração de leads e captação.
È válido destacar que a excelência no atendimento é um aspecto que agrega valor a sua empresa. Inclusive, existem ótimos cursos online relacionados, como o Curso Online Qualidade no Atendimento do Cliente, do Educamundo.
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Os custos com as operações de atendimento são reduzidos
Muitas vezes, em sua empresa, as demandas mais simples exigem atendimento humano – como no pós-venda, por exemplo. Isso exige um amplo quadro de funcionários.
Quando um sistema de chatbots é implementado, tarefas que antes eram responsabilidade de equipes humanas podem ser realizadas de maneira automatizada, resultando na redução de custos com pessoal, por exemplo.
Mas não é só isso. Substituir um das centrais telefônicas por um agente virtual descarta a necessidade de investimento em aquisição de equipamentos, manutenção periódica e planos de telefonia.
O atendimento é realizado em tempo integral, 24 horas por dia
Diferente do que ocorre com uma equipe de atendimento humano, os chatbots permanecem ativos em tempo integral, 24 horas ao dia, inclusive em finais de semana e feriados.
Como se trata de uma ferramenta 100% automática, seus clientes terão seus problemas e dúvidas sanados de imediato. Resultado? Maior satisfação do cliente e otimização dos processos.
Chatbots para pequenas, médias e grandes empresas
Outro ponto que merece reflexão: automatizar o atendimento com chatbots não é uma exclusividade das grandes empresas. Pequenos e médios empresários já utilizam a ferramenta como suporte no atendimento ao cliente, a fim de reduzir seus custos e elevar a qualidade de cada atendimento.
O grande segredo, na verdade, é utilizar um bom software, que lhe possibilite o uso de inteligência artificial junto à gestão do banco de dados da empresa. Este combo otimiza a resolução de problemas e a oferta de novos produtos ao seu cliente.
E então, que tal implementar os chatbots em seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário neste post!
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