Como ter um sistema de cobrança digital efetivo e amigável

Evitar a inadimplência é um desafio para as empresas de todos os tamanhos e segmentos. Mais do que traçar estratégias, as organizações também devem focar em melhorar os processos e canais de abordagem do cliente para ajudá-lo a voltar à sua base de credores.

Há uma forte tendência de modernização no processo de cobrança e negociação de dívidas. Se, anteriormente, pagamentos e negociações envolviam burocracia e dificuldades, a evolução tecnológica tornou tudo muito mais prático. Agora, basta um smartphone para entrar em contato com clientes, renegociar dívidas e encontrar soluções de pagamento que façam sentido — tudo de forma instantânea e, claro, mais segura.

E tem mais: com as novidades tecnológicas na palma da mão, o relacionamento também pode gerar dados e insights para novas oportunidades de negócios.

 

Automatize seu processo de cobrança

Processos manuais de cobrança levam à perda de tempo, oportunidades e dinheiro para o seu negócio, já que consomem muita mão de obra, com pouca efetividade.

Por isso, a melhor forma de reaver valores em aberto é adotar um sistema de cobranças que realize de forma automática esse tipo de serviço.  Você pode, por exemplo, deixar programada uma rotina de cobranças, definida de acordo com a periodicidade e o canal desejado.

 Com sistemas criados justamente para essa finalidade, você pode ainda criar notificações por categoria e organizar com muito mais assertividade e precisão suas ações.

Cobrança digital eficiente

As empresas devem utilizar um tom brando e amigável durante todo o processo de cobrança, focando em um diálogo transparente e que facilite o retorno rápido do cliente ao grupo de bons pagadores.

Além disso, precisam oferecer opções de atendimento que atendam às necessidades e preferências de diferentes perfis de clientes. A disponibilização de canais digitais de cobrança, como chatbot e atendimento por WhatsApp traz benefícios para empresa e clientes.

Dentre eles, destaca-se a ampliação do horário de atendimento, de forma que o cliente pode entrar em contato a qualquer hora do dia, mesmo não tendo atendentes humanos trabalhando. Com isso, ele consegue resolver suas demandas no horário mais conveniente e a empresa ganha agilidade nas demandas de cobranças, desafogando as operações telefônicas.

Outra opção é o uso de agentes virtuais preventivos, que ajudam a evitar inadimplências por esquecimento de pagamento, aliados a um sistema omnichannel. A ligação de um robô pode estar associada ao envio de um SMS com um link para acesso da segunda via do boleto, por exemplo.

Ações como essas ajudam a melhorar o relacionamento entre marca e consumidores, bem como proporcionam uma boa experiência de atendimento. Além disso, demonstram como a organização está preocupada com a conveniência do cliente e está atenta às necessidades e preferências dele.

O ideal é usar uma solução que mantenha o setor financeiro saudável e os clientes como aliados. No fim do dia, forçar o pagamento de uma dívida por meio de uma negociação desastrosa pode ser o gatilho para o fim de parcerias importantes.

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